Livros · Vídeos

O Homem que caiu na Terra, de Walter Tevis | RESENHA

Eu nunca fui a maior das fãs de ficção científica, mas finalmente encontrei um livro capaz de mudar isso. O Homem que caiu na Terra, escrito em 1963 por Walter Tevis e posteriormente adaptado para o cinema em 1976 é uma história capaz de encantar até 0 leitor mais “não-curto-esse-negócio-de-ET”.

A história de Thomas Jerome Newton, o alienígena vindo de Anthea que chega à Terra com um arquivo de cálculos e projetos tecnológicos inovadores, conquistaria todos os tipos de leitores: aos que gostam de ficção científica, temos o enredo e os elementos ficcionais marcantes, aos leitores críticos, fortes influências de crítica social, e aos leitores mais casuais, temos Newton, um personagem incrivelmente carismático (que no cinema foi vivido por David Bowie – espero que isso seja o golpe final pra deixar vocês com vontade de conhecer a trama).

Tenho minhas ressalvas quanto à adaptação cinematográfica. Não consegui tirar os olhos de Bowie em cena, com seu carisma natural e a aparência não-humana que parece vir mais dele próprio do que da caracterização do personagem, mas a forma como o enredo foi desenvolvido não me agradou muito em comparação com o enredo original de Walter Tevis.

No livro, acompanhamos a missão de Newton na Terra, suas dificuldades de adaptação à vida humana, os laços afetivos que cria com os terráqueos que conhece, sua relação com o álcool e a misteriosa forma como o personagem ganha milhões ao registrar a patente de suas invenções revolucionárias, um dinheiro necessário para botar em prática o seu real “plano na Terra”.

Confira no vídeo a sinopse completa, um teaser de leitura e um passeio pela edição da DarkSide Books, além da minha opinião sobre esse enredo peculiar e maravilhoso.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s