Livros · Vídeos

Livros: Arquivos Serial Killers (resenha + vídeo)

Comprei o box Arquivos Serial Killers já faz um tempão, mas a fila de leituras me impediu de chegar nele mais rápido. Tendo como autora um nome de peso como Ilana Casoy e em publicação da DarkSide Books, eu já imaginava que teria muitas coisas boas pra falar desses dois livros: Serial killers: louco ou cruel? e Serial killers: made in Brazil. Acertei e ainda me surpreendi – pra melhor! No vídeo, comento bem as diferenças de abordagem das duas obras. E o post aqui no blog está recheado de fotos!

arquivos serial killers

Título: Serial killers: louco ou cruel?
Autor: Ilana Casoy
editora: DarkSide Books
páginas: 360
ano: 2014
Gênero: crime; não-ficção

Me arrisco a dizer que Serial killers: louco ou cruel? é provavelmente o carro-chefe do box. Contendo histórias de casos envolvendo serial killers ao redor do mundo, abordando detalhes, história, crimes e vitimologia, o livro é uma leitura básica para quem se interessa pelo assunto.

Apesar de trazer menos casos do que Anatomia do Mal, outro título da coleção Crime Scene, da DarkSide Books, a abordagem de Ilana é mais detalhada. Casos como os de Ted Bundy, Jeffrey Dahmer, John Wayne Gacy, Ed Gein, Paul Bernardo e Karla Homolka, Dennis Nilsen, etc. são trazidos ao leitor de uma forma bem completa. Enquanto lia, a impressão que tive foi a de que a autora não se preocupa em apenas apresentar o que sabe acerca do caso, mas sim em proporcionar ao leitor o resultado de uma ampla pesquisa, um documentário em forma de livro.

arquivos serial killers

Título: Serial killers: made in Brazil
Autor: Ilana Casoy
editora: DarkSide Books
páginas: 360
ano: 2014
Gênero: crime; não-ficção

Se eu curti muito o Louco ou cruel?, eu simplesmente amei o Made in Brazil. A leitura pode ser um pouco entediante para alguns, já que a autora se dedica a escrever praticamente um artigo sobre cada um dos casos, com referências acadêmicas e um vocabulário um pouco mais puxado. Eu gostei demais. A gente acaba tendo tanto contato com casos de SKs internacionais que é como se no Brasil não tivesse nada disso. Mas a real é que não só tem como tem uns casos bem macabros também.

Dentre as coisas que me prenderam à leitura estão: o detalhamento dos casos – muito mais aprofundado do que no outro volume! -, as transcrições de entrevistas da autora, bem como o de suas impressões pessoais acerca dos casos e relatos de vivências durante a produção do livro.

arquivos serial killers

São dois livros que se parecem muito, mas com propostas bem diferentes: enquanto Louco ou cruel? tenta nos trazer um detalhamento sobre casos conhecidos, porém mais distantes da nossa realidade, Made in Brazil nos apresenta casos nem sempre lembrados pelas coberturas predominantemente americanas de crimes envolvendo SKs, de uma perspectiva incrível narrada por uma especialista em criminologia que teve a oportunidade de conviver bem de perto com seus objetos de pesquisa.

Avaliação: 4,5 xícaras

arquivos serial killers

arquivos serial killers

arquivos serial killers

arquivos serial killers

arquivos serial killers

arquivos serial killers

arquivos serial killers

arquivos serial killers

arquivos serial killers

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s