Livros

O último nacional que li e o próximo que vou ler

Vocês, que acompanham o Chá de Prosa, sabem que eu gosto muito de ler nacionais, especialmente de autores não tão conhecidos ainda. Mas qual foi o último que eu li? E qual vou ler em seguida?

Assista ao vídeo e saiba um pouco mais sobre dois nacionais de autores que você provavelmente ainda não conhece.

Conheci o trabalho do autor luso-brasileiro Drido Monteiro quando recebi, por parceria com o autor, um exemplar de seu livro O Mistério de Xibalba. Quando vi a capa, fiquei encantada. Dava pra ver já no primeiro contato que o livro era diferente. A proposta do enredo era abordar o Brasil no ano de 2021, onde vários personagens, vivendo suas vidas tranquilamente, são escolhidos para participar de uma conspiração com o intuito de salvar o planeta.

O Mistério de Xibalba

A execução do livro deixou um pouco a desejar. Talvez, eu tenha ido com muita sede ao pote e acabei me decepcionando um pouco. O livro é curto e o autor tinha tantas ideias para passar para o papel que acabou deixando alguns pontos mal aparados, como o caso da personagem Sofia, que vive um romance não convencional com o próprio irmão, com um começo e um fim um tanto indigestos. Além disso, a explicação para toda a conspiração é dada de uma forma apressada e poderia ter sido melhor explorada em alguns capítulos a mais.

Apesar das pequenas falhas de execução, achei a ideia muito boa. Um ponto que me deixou muito interessada quanto ao estilo do autor foi a abordagem dos déjà vus, muito relevantes para o enredo, e que criam no leitor uma sensação de “ei, mas eu já li isso antes” que ficou bem legal.

O Mistério de Xibalba

Outro ponto positivo é a utilização de cenários reais brasileiros na ambientação da história: um dos pontos que eu mais gosto na leitura de nacionais!

Avaliação:  3 xícaras

No vídeo comento mais sobre as minhas impressões de leitura e falo um pouco sobre minha próxima leitura em parceria com um autor nacional: Cruz Negra, de C. C. Barros Jr.

Já conhecia o trabalho do autor Drido Monteiro? Ficou interessado por “O Mistério de Xibalba”? Clique aqui para ver a página do livro no Skoob.

O Mistério de Xibalba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s