Livros

Livro: O Demonologista (resenha + vídeo)

Título: O Demonologista (The Demonologist)
Autor: Andrew Pyper
editora: DarkSide Books
páginas: 325
ano: 2015
Gênero: Terror

Fazia tempo que eu não via o fim de um livro ser tão discutido quanto está sendo o de O Demonologista, romance de terror escrito por Andrew Pyper e publicado no Brasil sob o selo da DarkSide Books. No vídeo, comento sobre o enredo, minhas impressões e a teoria que eu mais acredito sobre a polêmica cena final da história. Quer saber mais sobre o livro? Dá play no vídeo e continue lendo o post!

Em O Demonologista, Andrew Pyper narra a história do professor universitário David Ullman, docente da Universidade Columbia, em New York, que durante um momento muito conturbado da vida, recebe a misteriosa visita de uma mulher, que o oferece a chance de faturar uma altíssima quantia de dinheiro em troca de um trabalho muito mal explicado. Curioso, interessado e, ao mesmo tempo, querendo uma oportunidade de fugir de seu casamento destruído, David viaja para Veneza, na Itália, com a filha Tess, o que acaba sendo o gatilho inicial para uma sequência de eventos catastróficos em sua vida.

O Demonologista

Com uma trama que envolve mortes, ataques de loucura e demônios, Andrew Pyper envolve o leitor no drama de David e em uma corrida desesperada de encontro ao próprio inferno.

A narrativa do autor é sutil, dado o caráter dos acontecimentos. Ao longo de suas 325 páginas, David nos narra a história em primeira pessoa, de um ponto de vista bem introspectivo e que abre margem à várias interpretações. Um conto sobre demônios para quem curte, mas, ao mesmo tempo, com um enredo que abre muita margem à insanidade.

O Demonologista

O autor me ganhou com a sutileza e a inteligência da história, que, apesar de narrada com linguagem simples, depreende um certo esforço de interpretação na cena final. Com um personagem cético, que sofre grandes mudanças ao longo do livro, O Demonologista cria uma uma certa ânsia de leitura. A cada fim de capítulo, tive uma dificuldade horrível de largar o livro e, quando cheguei ao fim, fiquei atordoada por uns dois dias e precisei reler o capítulo final para refletir sobre a minha própria interpretação da história.

O Demonologista

O que é mágico sobre essa obra é justamente a possibilidade de debate acerca de seu misterioso fim. Apesar de ter tido uma primeira interpretação que curti bastante, quanto mais pensava sobre o livro, mais interpretações me vinham à cabeça, e todas elas me pareciam explicações viáveis.

Trazido ao Brasil nessa edição LINDA da DarkSide Books, O Demonologista tem gerado amor e ódio nos leitores brasileiros e sido material para inúmeras discussões. Uma conquista e tanto para uma obra tão recente.

Avaliação: 3,5 xícaras

Podia ser melhor. Podia ser bem melhor, mas não é, nem de longe, uma obra ruim. Não deixo de recomendar, principalmente pela polêmica toda que gerou.

Leia, tire suas próprias conclusões e não deixe de compatilhá-las aqui com a gente, nos comentários do blog e no canal.

O Demonologista

O Demonologista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s