Livros · Vídeos

Livro: Psicose (vídeo)

Psicose1

PSICOSE
Autor: Robert Bloch
Tradutora: Anabela Paiva
Editora: Darkside Books
Ano: 2013 (original: 1959) pgs.: 240
Gênero: Romance, Terror, Horror, Thriller

O vídeo de hoje é sobre um livro de terror sensacional: Psicose, do Robert Bloch. Essa leitura foi uma grata surpresa, já que eu esperava que não me surpreendesse em nada por já ter assistido ao filme. Mas não, foi uma experiência maravilhosa.
Vem ver o vídeo que eu explico melhor!

A Mari fez uma resenha desse livro ano passado, onde ela fala mais sobre o filme, confere também clicando aqui!

Não quis falar muito dos personagens pra não deixar o vídeo gigante, então reservei esse espaço do blog para isso. Infelizmente as fotos ficaram um pouco tremidas e desfocadas de novo. Preciso me acertar com essa câmera.

As primeiras duas pessoas com quem temos contato são o Norman Bates e sua mãe em uma discussão. O ponto de vista de todas as cenas do Norman, seja sozinho ou com sua mãe, são pelo ponto de vista do próprio Norman. Assim, não temos contato com os pensamentos da mãe.

Psicose5

Norman é uma pessoa bastante instável e infantilizada, desde o início percebemos a influência esmagadora que a mãe tem sobre ele, sobre seus pensamentos e vontades. Norman é um homem de meia idade que ainda tenta se libertar diariamente da saia da mãe e não consegue, e isso o deixa visivelmente frustrado. Ao mesmo tempo, ele entende que é adulto e precisa viver a vida. Percebemos que ele tem consciência de que devia viver separado da mãe, mas a influencia que esta tem sobre ele sobrepõe essa consciência. Norman é agradável, até certo ponto, depois vira só um bebê chorão com problema sério de separação da mãe.

Psicose6

A mãe. Ah, ela foi minha personagem favorita. Obviamente não sabemos como ela é de verdade, pois tudo é assistido do ponto de vista do Norman, que, com certeza, deve ter distorcido muito da personalidade da mãe. Mas todos os diálogos e toda a imaginação sobre a mãe me fez ter ela como personagem favorita. É uma mulher forte e bastante perturbada, mas que não tem o mínimo de papas na língua. É interessante ver que em certos momentos ela se mostra como alguém que tem uma frieza inexplicável com o filho, mas em outros momentos é uma mãe devotada e carinhosa. É incrível acompanhar essa personagem e tudo que acontece com ela.

Psicose7

Marion, entretanto, é uma personagem pouco cativante. Ela aparece pouco na história, mas sua presença permeia todo o livro. Não senti falta dela, não senti a menor empatia por ela, mas isso foi bom, porque, dado ao que aconteceu a ela, pude continuar bem a história sem ela.

Já com Lila foi diferente. Lila é uma mulher forte e decidida, que cansa de esperar por homens e vai atrás da sua irmã sem medo. Entendo a época em que essa história foi escrita, e que é de autoria de um homem, e, por isso, Lila teve seus momentos de ser suprimida por vontades masculinas e, principalmente, por ter tido seu momento mocinha sendo salva pelo herói. Ainda assim, é uma personagem admirável e decidida que me cativou e se tornou uma das minhas personagens femininas favoritas.

Psicose8

Sam será o último que falarem, mesmo que tenhamos o detetive e o xerife, porque não vejo necessidade de falar dos outros. Sam é um homem lerdo e que irrita, simples assim. Lila passa o tempo todo irritada com sua inércia dentro da história e o leitor também. Ele se questiona o tempo todo sobre quem Marion é e se ela realmente seria uma boa escolha para o casamento, mas o tempo todo coloca isso na conta da noiva e não na sua. Ele age como se estivesse sendo enganado e não como se tivesse falhado em saber melhor o que estava fazendo. A única real atitude dele é no fim, e é feita a partir de uma necessidade eminente.
De fato, as mulheres dominaram esse livro.

Psicose3

Avaliação: 5 xicaras(5/5)

Eu amei essa história! Aconselho que seja lida antes de se assistir ao filme, para que o objetivo do autor em surpreender seja completamente alcançado.

Psicose4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s