Livros

Livro: O Protegido (resenha + vídeo)

Ciclo das Trevas #1
Título: O Protegido (The Warded Man)
Autor: Peter V. Brett
editora: DarkSide Books
páginas: 508
ano:2015
Gênero: Fantasia épica

No post de hoje, fica uma dica de leitura para os fãs de tramas com pé nos enredos de RPGs medievais. A série Ciclo das Trevas, de Peter V. Brett, primeiramente publicada nos Estados Unidos em 2008, finalmente chega ao Brasil pelas mãos da DarkSide Books.

Você é do tipo que cresceu sonhando com a Terra Média e adora dar uma viajadinha por Westeros? Então essa dica é pra você também.

O Protegido, primeiro título do Ciclo das Trevas, traduzido por Petê Rissatti, pode não ter nada a ver com as realidades criadas por J.R.R. Tolkien ou George R.R. Martin, mas a narração recheada de detalhes e os cenários medievais são bem no estilo que já conquistaram milhões de fãs.

O Protegido

A história gira em torno de 3 protagonistas, os jovens Arlen, Leesha e Rojer, que lutam de modos bem diferentes pela sobrevivência em um mundo hostil e tomado pelo terror. Sofrendo ataques brutais de terraítasdemônios que surgem do chão ao pôr do sol -, a população de Thesa já desistiu há muito de lutar e confia suas vidas a símbolos de proteção. O primeiro volume da série se dedica a apresentar os protagonistas e a seu amadurecimento da infância à vida adulta.

O Protegido

Apesar da lentidão com que a história se desenvolve no começo, me impressionei demais com o estilo de narração e os detalhes do mundo criado por Peter V. Brett. A leitura, da qual eu, sinceramente, não esperava grandes coisas, acabou se mostrando uma viagem incrível por um universo que vive no medo e que tem suas próprias etnias, profissões e modelo político.

O Protegido

Não posso dizer que amei o livro mais do que qualquer outra coisa ou que ele se tornou um dos meus favoritos. Há alguns pontos que não me agradaram, como o perfil de heroísmo épico de seu principal protagonista (Arlen) e as escolhas do autor a respeito da representação de gênero e do crescimento de sua única protagonista do sexo feminino (Leesha), que eu pretendo abordar de uma forma mais profunda em um outro vídeo, com post à parte.

Avaliação: 3,5 xícaras

Mesmo com os pontos negativos, a leitura me agradou bastante e acabou rendendo um vídeo até meio longo demais, no qual eu comento melhor as características dos 3 protagonistas e o ambiente da história.

No vídeo, também dou uma folheada boa no livro para que vocês possam ver os detalhes da edição lindíssima da DarkSide. Vou aproveitar pra deixar aqui uma dica que esqueci de deixar no vídeo: DarkSide, vocês podiam investir um pouco mais nas revisões, né? Não pude deixar de notar os vários erros de digitação que escapuliram nessa edição.

O Protegido

 

Anúncios

2 comentários em “Livro: O Protegido (resenha + vídeo)

    1. Penso muito em fazer!

      A minha ideia é resenhar a trilogia completa, mas vai ficar pro ano que vem, infelizmente. Este ano, eu ainda tenho taaaanta coisa pra ler e pra fazer, em geral, que já to ficando meio doida. haha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s