Livros · Vídeos

Livro: Onde Cantam os Pássaros (vídeo)

ondecantam

ONDE CANTAM OS PÁSSAROS
Autora: Evie Wyld
Tradutor: Leandro Durazzo
Editora: Darkside
Ano: 2015 (original: 2013) pg.: 256
Gênero: romance, contemporâneo, drama, terror (n)

O vídeo de hoje é sobre as minhas impressões de leitura de Onde Cantam os Pássaros, da Evie Wyld.
Recebi esse livro da Darkside e comecei a ler logo após terminar algumas outras leituras. Foi uma leitura fácil e bem divertida, mas o livro apresenta vários problemas que descrevi no vídeo.

Quero usar o post para comentar mais sobre a personagem principal, Jake, e sobre sua personalidade e relação com os colegas de trabalho.

ondecantam4


Acho extremamente importante que cada vez mais personagens femininas estejam no ponto principal de histórias que não são focadas em romance, mas em força e determinação. Jake é assim. Ela passou por muita merda na vida, caiu em um mundo que requer muita força para sobreviver e acabou conseguindo superar todas as dificuldades que encontrou. Virou fazendeira e dona de si, e nunca deixa que qualquer homem faça qualquer coisa para ela, pois ela tem a força e a garra de fazer.

ondecantam2

Como falo no vídeo, o ponto alto dessa história não é o terror (porque ele basicamente não existe), mas o desenvolvimento da personagem. Como não é uma narrativa linear, é possível ver a Jake transformada depois de tudo que aconteceu e acompanhar essa transformação até o ponto em que ela começa. Essa, com certeza, é a grande questão dessa história.

Jake tem o tempo todo que se provar enquanto mulher e exigir respeito, e isso é algo que ela faz o máximo possível sempre que pode, enfrentando o machismo do mundo na cara e na coragem. A autora conseguiu manter tudo dentro da realidade em que coloca a personagem, não vi muitas disparidades.

ondecantam3

Queria que essa tivesse sido uma história de drama ou até de loucura. Acho que a autora poderia ter aproveitado muito mais a própria ideia, infelizmente. A nota baixa foi, realmente, pela confusão entre terror e drama e a não sustentação do que seria o centro da história – o mistério de quem está comendo as ovelhas. Uma ótima história mal conduzida, infelizmente.
Veja o vídeo para entender melhor o que eu quero dizer!

Avaliação: 2,5 xícaras (2,5/5)

 

Outra questão que gostaria de comentar e me esqueci de dizer em vídeo é a respeito da tradução. Achei apressada e mal feita, muitas frases ficaram sem fazer o menor sentido. Acho que isso é algo que poderia ser muito melhorado em uma próxima edição.

ondecantam1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s