HQs · Vídeos

HQ: Supernada (resenha + vídeo)

 

Título: Supernada
Autor: Raphael Mortari e Daniel Sanchez
edição dos autores
páginas: 40
ano: 2015
Gênero: crítica

Nada de fantasia

E se o mundo fosse assolado por uma epidemia que torna as pessoas apáticas e ignorantes? Esse é o cenário da HQ Supernada, dos designers bauruenses Raphael Mortari e Daniel Sanchez.

A HQ trabalha uma crítica social em cima da história de Mano, um cidadão comum que, ao atingir a idade adulta, é contaminado por uma epidemia comum e sem cura chamada “Infecção do Porco”. Ao manifestar, um a um, os sintomas da doença, Mano abandona qualquer pensamento crítico e sentimento de revolta e se torna um homem controlado pela grande mídia, que sofre uma progressiva metamorfose em um suíno.

supernada

Com apenas 40 páginas, a HQ impressiona pela agressividade – tanto dos traços quanto da pesada crítica, aqui abordada de forma bem direta, ainda que em metáforas. – Ao retratar a breve história de vida de Mano, os autores nos induzem ao pensamento crítico, liderado por questões como “estou me deixando influenciar pela grande mídia?”, “tenho sido um cidadão apático às questões que me incomodam?”,  “estaria eu contaminado pela infecção do porco?”.

supernada

A leitura é rápida e precisa. A mensagem é apresentada de forma direta e o enredo é atrativo até aos leitores não tão vorazes (enquanto escrevia essa resenha, meu irmão – não um exemplo de leitor, diga-se de passagem – deu uma folheada no livro e se interessou bastante pelo enredo). Apesar de achar que a HQ poderia ter explorado melhor a própria mensagem, talvez desenvolvendo o enredo um pouco mais, recomendo a leitura a adolescentes, jovens e adultos, leitores vorazes ou não, especialmente os interessados por questões políticas e sociais.

Avaliação: 4 xícaras

O enredo de Raphael Mortari e as ilustrações do autor, juntamente com Daniel Sanchez, são excelentes. Fica a recomendação de leitura.

supernada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s