Artes Visuais · Livros · Vídeos

4 livros nacionais que você ainda não conhece (vídeo)

Viu o vídeo?

Aqui no post, listei alguns detalhes sobre cada um dos livros. Dá só uma olhada!

4 livros nacionais
Título: Codex Popul-Vuh: Ramo de Folhas
Autor: Francisco de Sousa Vieira Filho
Editora: Dracaena
ano: 2013
páginas: 331

O primeiro livro que recebi diretamente do autor, Codex Popul-Vuh é uma coletânea de contos de Francisco de S. Vieira Filho que eu recomendo aos leitores que curtam uma pegada mais medieval. Com um vocabulário super elaborado e uma narrativa complexa, poética e – em alguns momentos – até meio difícil de compreender na primeira leitura, o autor me impressionou já na escolha do título. Codex Popul-Vuh, como o próprio livro diz, “era o nome dado a um livro Maia que continha raízes do conhecimento ancestral daquele povo; ou, pelo menos, as explicações míticas para as origens de tal sabedoria”. Por conta dessa definição, a escolha de estilo narrativo mais trabalhado casa muito bem com a proposta do livro. Não é uma leitura para qualquer um. O livro requer um certo preparo e conhecimento léxico. Ganha pontos pelo estilo rebuscado sem pedantismo, pela temática medieval (que eu gosto muito!) e pelas ilustrações.

Codex Popul-Vuh no Facebook
Onde comprar

4 livros nacionais

4 livros nacionais
Título: A Lenda de Luno: O Grande Torneio de Nyx
Autor: Michel Apsan
Editora: Zap Book
ano: 2014
páginas: 303

Bem diferente do primeiro título, A Lenda de Luno é o primeiro livro de uma série de aventura e fantasia dedicada ao público juvenil. Nascido na vila de Myriade, o jovem Luno, alguns anos depois de ter o pai assassinado bem diante seus olhos, é levado para Lumina, a capital da Luz, onde passa a frequentar uma academia para jovens com dons especiais. Seu objetivo é conquistar uma vaga – e o prêmio, é claro! – no Grande Torneio de Nyx, além de vingar a morte de seu pai. Com personagens carismáticos e engraçados, um enredo divertido e uma narração bem leve, dedicada ao público mais jovem, A Lenda de Luno é uma boa indicação para quem está dando seus primeiros passos no mundo da leitura e já tem um amor por aventuras e cenários fantásticos. O autor já está trabalhando nos próximos títulos da série!

A Lenda de Luno no Facebook
Onde comprar / Ebook em inglês

4 livros nacionais

4 livros nacionais
Título: A Caixa de Natasha e outras histórias de horror
Autor: Melvin Menoviks
Editora: Novo Século – Talentos da Literatura Brasileira
ano: 2015
páginas: 373

Aos fãs de terror e histórias macabras, A Caixa de Natasha é um título e tanto para se ter na estante. Escrita por Gustavo Perosini sob o pseudônimo de Melvin Menoviks, o livro é uma coletânea que reúne 17 contos, 3 poemas e uma narrativa longa. A narração do autor é bem descritiva e arrastada – o que eu considero um ponto muito positivo para o gênero de terror / suspense – e me lembrou um pouco o estilo de Edgar Allan Poe. Por conta das descrições elaboradas, os contos são quase gráficos, principalmente em uns trechos mais “repugnantes”. O autor tem a pegada para o terror, não o terror hollywoodiano, que acredita que o medo reside no susto, mas no terror de raiz, que deixa o leitor criar a sua própria imagem apavorante através de narrativas detalhadas e de escatologias.

A Caixa de Natasha no Facebook
Onde comprar (direto com o autor, tem desconto especial!)

4 livros nacionais

4 livros nacionais

Título: Aconteceu com um amigo dum amigo meu
Autor: André Turtelli Poles (com ilustrações de Renato Quirino)
Edição do autor
ano: 2015
páginas: 84

Como última indicação de hoje, um livro apaixonante que mistura folclore com crítica à tecnologia. Aconteceu com um amigo dum amigo meu, escrito por André Turtelli Poles reúne 10 contos envolvendo criaturas fantásticas do imaginário popular brasileiro, como Saci, Curupira, Caipora, entre outros. O livro tem 3 grandes pontos positivos: as maravilhosas ilustrações do artista Renato Quirino, o primoroso projeto gráfico, desenvolvido pelas pessoas envolvidas com o projeto, e a inteligência na abordagem do folclore e usando-o como metáfora para criticar a dependência tecnológica e a falsa ideia de progresso através da destruição ambiental. O livro me conquistou muito e eu recomendo a todo mundo que se interesse pela temática, principalmente a quem está na escola ou na faculdade e deseja uma leitura rápida, agradável e crítica.

Aconteceu com um amigo dum amigo meu no Facebook
Onde comprar

4 livros nacionais

4 livros nacionais

E aí? Por qual você se interessou mais?

Anúncios

Um comentário em “4 livros nacionais que você ainda não conhece (vídeo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s