Livros

Livro: Iluminadas (resenha)

Iluminadas1

Titulo: Iluminadas (The Shining Girls)
Autora: Lauren Beukes
Editora: Editora Intrínseca
Páginas: 352; Ano: 2014 (Lançamento: 2013); Ed.:
Gênero: Thriller, YA (Young Adult)

“A culpa é sua. Você não devia brilhar.”

Voltei depois de fim de semestre, Copa e férias. Eu sei que é muito tempo pra ficar off, mas às vezes acontece. Agora voltamos ao nosso curso normal (eu espero). Vamo que vamo!

Aqui estou eu para dizer que falhei miseravelmente na Maratona Literária, mas o importante é participar. Esse livro foi o primeiro recebido pelo blog pela parceria com a Editora Intrínseca, e eu pedi ele com muito interesse, me parecia muito bom. Escolhi para ser o primeiro da lista da Maratona.

Harper é um cara comum que acaba sendo impelido a entrar em uma casa no meio dos anos 30 e lá descobre que consegue viajar no tempo. A casa acaba o dominando e o fazendo crer que precisa matar as “meninas iluminadas”, e ele acaba saindo pelo mundo e pelo tempo atrás dessas meninas. Kirby é uma dessas meninas, e é o único assassinato que Harper não consegue concluir. Ela acaba ficando obcecada com seu agressor e faz de tudo para poder encontrá-lo e fazer justiça com as próprias mãos.

Eu fiquei muito entusiasmada ao ler a sinopse desse livro e todos os comentários que circulavam a respeito dele, principalmente por se tratar de um thriller young adult. Iluminadas é tido como um livro de suspense assustador e bem escrito, mas não foi bem essa a opinião que eu tive depois de terminar.

Kirby é uma protagonista diferente, independente e com um estilo muito peculiar. É possível se afeiçoar a ela, ao mesmo tempo em que sente muita raiva de certas atitudes. A maneira como ela lida com as situações é bastante madura, mas sem perder a inocência que uma garota adolescente deve ter. Já Harper, entretanto, não tem a personalidade estruturada e bem desenvolvida como Kirby, e esse foi um dos meus problemas com essa história. Ele enlouquece e o leitor nem vê como, e não porque é uma boa construção de personagem, mas porque é de uma maneira brusca e nada desenvolvida.

Iluminadas2

A autora optou por fazer uma cronologia não-linear, onde os acontecimentos eram datados no começo dos capítulos e a indicação de quem seria o protagonista de tal capítulo. A história é inteira contada em terceira pessoa, que seja dito. Acho essa opção muito interessante para conseguir situar o leitor, principalmente em uma trama tão complexa. O grande problema dessa escolha de narrativa é que a autora optou por fazer capítulos pequenos, alguns tendo quase nenhum desenvolvimento. Isso deixou o entendimento muito confuso. Muitas vezes me peguei voltando páginas para tentar me situar no tempo, porque não dava para entender o que estava acontecendo e quando. Esse foi meu maior problema com esse livro, pois esse estilo de narrativa deu parcialmente certo até chegar no ¼ final do livro, onde tudo ficou completamente enrolado e eu, sinceramente, não entendi quase nada. Sem contar que o desfecho é completamente vago.

Contudo, não irem só criticar o livro, porque o que me fez terminá-lo foi um detalhe que eu prezo demais nas minhas leituras: a descrição. A autora é muito talentosa nesse quesito. É um livro com cenas fortes, de assassinato, que causam aflição e repulsa. E foi bastante ao meu gosto, pois as cenas eram muito palpáveis, principalmente as cenas fortes. Obviamente, por ser um livro Young Adult, eu senti que a autora segurou um pouco o pé no nível da descrição, mas mesmo assim gostei muito.

Avaliação: 2 xícaras (2,5)

Se eu indico ou leria de novo esse livro? Provavelmente não para as duas respostas. Acho que um livro que funciona até a metade não serve como indicação. Porém, eu leria, com certeza, outra coisa da autora, porque a escrita me cativou. Só espero que ela não me decepcione de novo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s