Eventos · Extras

Eu fui: 3ª Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre

Eu tenho plena e total consciência de que esse post está 10 mil anos atrasado. Mas, né.. Antes tarde do que nunca mais.

Odisseialogo

Nos dias 11, 12 e 13 e abril aconteceu a 3ª Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre. O evento promove a literatura fantástica Eu me programei para ir os 3 dias, mas acabei indo só no terceiro e por pouco tempo por motivos de força maior cofgrenalcof. O local escolhido para a realização foi o Memorial do Rio Grande do Sul.

O evento estava bem organizado e bom de participar, apesar de não ter grande proporção. Os organizadores se preocuparam em reservar espaço para a venda de livros, bem como a organização de bancas especiais, e também um espaço para a confraternização entre leitor e produtor literário. Havia espaço aberto para a troca de informação e experiências com os autores, assim como debates e discussões acerca da literatura fantástica. Foi uma balança bem distribuída, pra mim, já que tinha um grande espaço para as atividades sem tirar o foco das editoras e bancas independentes que estavam vendendo e apresentando lançamentos.

Odisseia1

Quando eu estava lá, houve a gravação ao vivo do podcast ARGCast, com participação de convidados especiais. E durante o resto do dia houveram vários bate-papos que variavam entre discussões de gêneros literários e grandes obras, produção editorial e até sobre os fãs. Haviam bancas de livros de RPG, assim como um sebo de HQs muito legal.

Entre as coisas que eu achei mais interessantes em termo de conteúdo da feira de livros dentro da Odisseia, estão as bancas especiais de grandes obras, como Harry Potter, GoT e Percy Jackson. O pessoal entrou no espírito do evento e fez seu cosplay ou só se caracterizou como achava referente à obra. Além dos livros das sagas, eram oferecidos para venda artigos e acessórios que permeiam os mundos de cada história.

OdisseiaPJ

Outra das coisas que mais me chamou atenção foi o fato dos escritores novatos, independentes e brasileiros também terem ganhado um destaque especial dentro das bancas. O fato da organização dispor de tantos debates e discussões com autores menos conhecidos, mais a oportunidade de venda de seu livros, é uma grande ajuda para promover a literatura fantástica brasileira, que é muito boa.

Odisseia2

Em resumo: o evento estava bom, é muito importante que ele exista. Acho essencial esse ‘cultivo” e toda troca de informação sobre a literatura fantástica, principalmente no campo editorial brasileiro. Espero ir na próxima e que ela esteja bem maior e mais recheada de conteúdo.

E, claro, como não poderia faltar: o saldo dessa brincadeira

OdisseiaLIVROS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s