Especiais · Filmes

Filme: Clube de Compras Dallas (resenha)

clube de compras dallasTítulo: Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club)
Direção: Jean-Marc Vallée; roteiro: Craig Borten, Melisa Wallack;
elenco: Matthew McConaughey, Jennifer Garner, Jared Leto;
Ano: 2013; duração: 117 minutos; país: Estados Unidos;
Gênero: drama, biografia, história.

Bem-vindo ao Texas

No meu último post aqui no blog, falei sobre as minhas impressões a respeito do clássico Clube da Luta. Hoje trago para vocês a resenha de outro “clube”, o Clube de Compras Dallas, um dos fortes concorrentes ao Oscar 2014.

Este é o primeiro post de uma série especial que preparamos para vocês e que começa hoje e só termina no dia da apresentação do Oscar 2014: vamos resenhar todos os longa-metragens indicados na categoria Melhor Filme! Baixem os filmes, assistam e venham aqui discutir com a gente os seus preferidos!

Eu ainda estou começando a minha maratona para o Oscar – pretendo muito assistir a todos os principais indicados este ano -, mas desde o momento em que bati os olhos em Clube de Compras Dallas, já arrisco uma aposta nele como um dos grandes vencedores da noite. O longa está indicado nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator Principal (Matthew McConaughey), Melhor Ator Coadjuvante (Jared Leto), Melhor Roteiro – Original, Melhor Maquiagem e Melhor Edição, totalizando 6 indicações.

clube de compras dallas

A trama se passa em Dallas, na década de 1980, e tem como protagonista Ron Woodroof, um eletricista e cowboy que retrata bem a imagem do homem texano machista e homofóbico da época. Quando descobre ter contraído o vírus HIV, na época encarado como um vírus próprio da comunidade gay, Ron é obrigado a superar seus preconceitos e travar uma luta pela sobrevivência não só contra seu próprio corpo, mas contra a indústria farmacêutica e seus medicamentos experimentais. Quando conhece Rayon, uma transexual também portadora do vírus, Ron encontra a chance e o apoio que precisava para construir uma amizade incrivelmente improvável, mas ainda assim importantíssima na vida de ambos os personagens.

clube de compras dallas

A história é sensacional e biográfica, com uma trama muito bem conduzida e um roteiro que eu achei excelente. Apesar de ser um filme de duas horas com um andamento possivelmente considerado lento, o espectador não se cansa por conta da forma como a trama foi conduzida. Em apenas algumas cenas o andamento do filme parece ficar um pouco lento demais.

Mas o que mais me impressionou foram as atuações. Durante as gravações, eu via muitos comentários nas redes sociais a respeito de fotos divulgadas por Matthew McConaughey e Jared Leto que já tinham me deixado bem curiosa a respeito do filme, mas a magreza extrema é a parte mais sem graça e superficial dos personagens. Quando você encara Ron ou Rayon na tela, você vê apenas Ron e Rayon, sem sombra alguma de Matthew e Jared. Os trejeitos, vozes, modos de andar, expressões faciais… Tudo se encaixa tão bem nos personagens e parece tão orgânico que é difícil lembrar que se trata de uma interpretação. Os atores deram vida muito bem aos personagens e não me surpreendi nada ao ver que ambos estão na lista de indicados por suas atuações. Cara, muito merecido. Sério. Eu já sou muito fã das interpretações do Jared desde que assisti Réquiem para um Sonho, mas desta vez ele me impressionou MESMO. E o Matthew está tão genial que eu demorei um tempão pra lembrar que era ele em cena.

Avaliação: 4,5 xícaras(4,5/5)

Maravilhoso e forte concorrente. Oscar, here we go!
Qual será o filme de amanhã, hein?  

clube de compras dallas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s