Extras

Diário da Maratona Literária #1

maratona literária

Hey, pessoal!

Vou fazer o post um pouco mais pessoal hoje pra poder falar das minhas impressões e resultados durante os primeiros 3 dias da Maratona Literária de Férias que eu, a Jan e a Lil (a.k.a. Marina) estamos participando.

Não sabe do que eu estou falando? Expliquei tudo sobre a maratona nesse post. Dá uma olhada e volta aqui depois!

Como eu nunca tinha participado de uma atividade como essas antes, resolvi não bancar a louca varrida e decidir que ia ler todos os livros do Tolkien em inglês ou a minha edição de Harry Potter em alemão nem nada do tipo. Resolvi pegar leve comigo mesma e optei por 5 livros em português mesmo (eu amo ler em inglês, mas português é minha paixão) com uma quantidade razoável de páginas cada um. A média é de umas 250 páginas em cada um dos livros.

Acabei percebendo que isso de leitura disciplinada e ritmo não é algo tão difícil assim. Eu sou um pouco distraída demais, então sempre acabava lendo 50 páginas e dispersando completamente da minha leitura, mas agora não. Eu tinha uma meta: ler o primeiro livro em 2 dias, o que dava aproximadamente 120 páginas em cada dia. Achei que seria difícil e não foi. Por sinal, eu agora percebo que, com um pingo a mais de foco, eu poderia ter lido o livro todo e resenhado já no primeiro dia!

Minha primeira leitura foi Psicose, de Robert Bloch. A minha edição é a Limited Edition publicada pela DarkSide em 2013 e acredito que a diagramação perfeita foi vital para tornar a leitura tão fluída. É incrível o quanto a diagramação do livro influencia na leitura. O melhor exemplo que eu tenho é a minha edição – desculpe a franqueza – cagada da trilogia inicial de Hannibal. Estou lendo há quase um mês, amando a história, amando tudo, mas… Nunca consigo ler muito sem ficar cansada e estressada. Culpa de quem?

Voltando a falar da maratona, acho que outra coisa que me ajudou muito a não desistir da minha meta foi o apoio dos outros participantes no nosso grupo no Facebook. Ver o pessoal animado, postando fotos e o link das resenhas já prontas é super estimulante. Esse grupo foi uma excelente ideia (te amo, Gordo!).

E assim segui para a minha segunda leitura da maratona: Clube da Luta, de Chuck Palahniuk. Sempre ouvi falar muito da trama, evitei o filme porque queria ler o livro primeiro e estava curiosíssima a respeito. Guardarei minhas impressões para a resenha, que deve sair nos próximos dias aqui no blog.

Segue o índice de posts vinculados à Maratona Literária:
Maratona Literária e Desafio de Férias! [Quer entender que parada é essa? Lê aqui.]
Livro: Psicose (resenha) [1/5]

E você que também está participando da maratona: como estão as leituras nesse começo?

Anúncios

2 comentários em “Diário da Maratona Literária #1

  1. Ae Mari, gostei da atitude de vcs de fazer essa maratona. É uma iniciativa que vale muito a pena, haja visto que só ganhamos quando nos submetemos a uma disciplina assim. Descobrir que somos capazes de ultrapassar certos limites… Eu já percebi na minha vida que isso não tem preço!!!

    1. É sensacional mesmo, Marcello! Eu vou me propor mais esse tipo de desafio. Já vi que me faz um bem enorme e me ajuda a superar a minha vontade de procrastinar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s