Livros

Livro: O Circo Mecânico Tresaulti (resenha)

Título: O Circo Mecânico Tresaulti (Mechanique: A Tale of the Circus TresaultiO Circo Mecânico Tresaulti
Autor: Genevieve Valentine
editora: DarkSide Books
páginas: 320
ano: 2013
Gênero: Steampunk, distopia, fantasia

O mecânico gosto do sangue

Uma história inovadora com personagens extremamente cativantes e ambientada em um cenário pós-guerra bem estruturado: é isso que Genevieve Valentine nos traz na obra O Circo Mecânico Tresaulti, trazido ao Brasil em um belo trabalho editorial da DarkSide.

O livro nos apresenta a trupe do Circo Tresaulti, um grupo de artistas reformados com peças mecânicas para aprimorar sua performance. Braços mecânicos, ossos ocos e um par de hipnotizantes asas metálicas são algumas das criações de Boss, a ex-cantora de ópera que comanda a trupe com pulso firme e exibe as misteriosas tatuagens de grifo nos braços. Em um universo onde a guerra é um perigo intenso e constante, o circo é mais do que um entretenimento para os sobreviventes, é uma esperança e um porto seguro para um grupo de artistas distintos e misteriosas.

O Circo Mecânico Tresaulti

O Circo Mecânico Tresaulti foi uma das minhas melhores leituras do ano de 2013 até agora, e olha que eu li muita coisa que curti e muito ao longo do ano! E o que a obra de Genevieve Valentine teria de especial? Bem, além de ser uma fantasia adulta muito bem desenvolvida, a profundidade dos personagens criados pela autora é de impressionar. Valentine nos apresente um grupo relativamente grande de personagens que nos dá um nó no cérebro nos primeiros capítulos – isso em parceria com a narração que muda ao longo da história -, mas a partir do momento em que o leitor se acostuma com aquele ritmo e o ambiente, fica impossível largar o livro!

O Circo Mecânico Tresaulti

Quando terminei de ler, fui inundada por uma vontade de conversar sobre aquele universo e, ao discutir sobre a obra com o queridíssimo Vitor, do Biblioteca Esmeralda, concordamos que é o tipo de trama que incentivaria um debate interessante em escolas e universidades.

Fiquei absolutamente louca pelo livro! E não estou exagerando. A forma como a autora estrutura a história (ambientando diversos flashbacks que aproximam o leitor da mente de seus personagens) junto com o trabalho editorial da DarkSide (que vou comentar daqui a pouquinho!) tornaram o livro uma leitura especial para fãs de steampunk e distopias. Genevieve Valentine ganhou uma leitora fiel!

O Circo Mecânico Tresaulti

E o que dizer do trabalho editorial da DarkSide? A editora merece mérito por trazer ao Brasil uma obra que ainda não havia sido traduzida para nenhum idioma, que não tinha a promessa de se tornar um best-seller, mas que recebeu um cuidado editorial digno de um. Com as encantadoras ilustrações de Wesley Rodrigues, excelente tradução feita por Dalton Caldas e boa diagramação interna, o livro ficaria perfeito se ganhasse uma edição especial com capa dura – fica a dica, DarkSide!

E junto com o livro, a editora incluiu um marcador de páginas personalizado imitando um ingresso para o circo. Nem tive coragem de usar para não estragar.

O Circo Mecânico Tresaulti

Já nem sei mais o que comentar a respeito, mas vou deixar vocês com um misto de recomendação e apelo: leiam O Circo Mecânico Tresaulti! Ele merece toda a atenção do mundo.

Aperitivos do espetáculo:

“Esse é um hábito que aprenderam por um triz; é uma saída de que eles ainda precisam às vezes. Não importa quanto tempo se passe, ainda há algumas pessoas que não gostam de um bando feito de metal, não importa o quanto eles sorriem” (p. 72)

“Mais tarde, ele ressurgirá. Espremerá paz das cinzas de pequenas batalhas e fará alianças com aqueles que não pode derrotar.” (p. 113)

“‘Este mundo é tão fragmentado e tão lento’, ela disse. ‘É por isso que conseguimos durar tanto tempo sem envelhecer.’” (p. 304)

O Circo Mecânico Tresaulti

Anúncios

10 comentários em “Livro: O Circo Mecânico Tresaulti (resenha)

  1. Um dos melhores livros do ano, com certeza! Como conversamos, realmente, imagina o tamanho que um debate sobre isso poderia chegar? Digo, o livro abre um leque enorme de discussões, desde politica até a questão da própria humanidade. Enfim, amei a resenha, é tão lindo ver que mais alguém achou o mesmo que eu sobre um livro tão lindo! ♥
    A Editora Darkside merece um balão e um abraço por todas as edições lindas que fazem. Fora por todo o trabalho de divulgação e o trabalho da parte interna dos livros também.
    Abçs,

    1. Livro incrível, não é? E adorei mesmo encontrar alguém com quem conversar a respeito disso.
      Bora agilizar esse balão e abraço pra Darkside, porque estão de parabéns mesmo. E não só por esse livro.
      Bjos.

    1. Eu to o contrário! Li esse e agora quero o Circo da Noite. E não morra de inveja, compre o livro. Ele tem um preço justíssimo e é lindo por dentro e por fora!

    1. Fico muito feliz em saber que te indicaram a resenha e, cara, esse livro é a melhor indicação de leitura que eu tenho. Sério!
      É sensacional, lindo, com uma narração muito diferentes e uma história genial. Vale muito a pena. Leia! :3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s