Extras

NaNoWriMo – o que é isso, afinal?

NaNoWriMo

A melhor forma que encontrei de compreender o NaNoWriMo é encará-lo como um desafio coletivo. É uma atividade que acontece anualmente no mês de novembro e tem como objetivo incentivar novos escritores a praticar e desenvolver disciplina e ritmo na criação de histórias – daí o nome NaNoWriMo, que vem de National Novel Writing Month, que seria algo como Mês Nacional de Escrita de Livro.

Opa! Mas eu preciso escrever em inglês para participar?

Não! Eu vejo muita gente com medo de participar por achar que o livro tem que ser escrito em inglês, então, se você tinha essa dúvida, liberte-se dela! Você pode escrever no idioma que se sentir mais à vontade. Eu, por exemplo, escolhi escrever em português por: 1- ser o idioma em que eu me sinto mais livre para escrever e 2- ser o idioma mais lindo do universo (minha opinião, gente, mas já vou voltar pro foco).

Como funciona?

O grande objetivo é atingir a meta de 50 mil palavras até o fim de novembro. Acha pesado? Não tem problema! Você não é obrigado a chegar a esse número, o importante é se esforçar e tentar chegar o mais perto possível da meta. E se você atingir as 50 mil palavras até o fim do mês, você ganha uma medalha virtual para exibir em sua conta do NaNoWriMo nas próximas edições.

Então precisa de conta?

Sim, mas é super simples! Você só precisa entrar em nanowrimo.org e seguir as indicações do cadastro. E nem precisa se preocupar, é tudo de graça e a interface do site é muito bonitinha e simples de entender.

NaNoWriMo
Página da minha “novel” no NaNoWriMo

Como eu sou marinheira de primeira viagem no mundo do NaNoWriMo, separei dois post de blogs muito bons e que explicam mais a respeito desse desafio. Vale a leitura deste artigo escrito pela Pâm, do Garota It, e do FAQ organizado pela Bell, do Nem Um Pouco Épico. Ah, e fica o informe motivacional: a Bell (Bárbara Morais) recentemente publicou seu livro “A Ilha dos Dissidentes”, com uma história que começou a ser desenvolvida durante uma das edições do NaNoWriMo!

NaNoWriMo
Você pode adicionar amigos e acompanhar o progresso deles

Minha experiência

Já comecei o desafio atrasada! Estava finalizando meu TCC (e finalmente acabei!) e não pude me dedicar ao NaNoWriMo ainda, mas já tenho a história estruturada, já tirei algum tempinho para conhecer meus personagens e até bolei uma sinopse e uma capa simples para incluir no cadastro da minha história lá no site!

Escolhi escrever uma história YA, totalmente fora da minha zona de conforto, que sempre pendeu mais para fantasia, sobrenatural, terror e coisas do tipo, mas acho que a experiência vai ser muito boa justamente por conta disso!

Para estruturar melhor a história, segui alguns passos do Snowflake Method, que a Lunna (<3) me indicou. Esse método te dá uma lista de passos a seguir, incluindo a capacidade de resumir a sua história em uma frase, a criação de um perfil para os personagens principais e a listagem do rumo que a história vai seguir. O link está em inglês, mas o método é super interessante e ajuda muito na hora de conhecer seus personagens e sua proposta. Se vocês tiverem interesse, posso fazer um post com um resumo do método em português. Me avisem nos comentários!

NaNoWriMo

Eu tenho meu caderno de ideias e separei uma parte dele só para me dedicar a ideias de futuros possíveis livros, incluindo a ideia que vou desenvolver durante o NaNoWriMo. Ter um caderno assim é uma boa quando se está desenvolvendo uma ideia nova, porque você pode levar ele com você para qualquer lugar e anotar aquelas ideias relâmpago que temos e que soam super incríveis, mas nunca lembramos exatamente como era uma ou duas horas depois.

Então é isso. Espero que tenham gostado do post! Quem estiver participando e quiser mais uma Writing Buddy, pode me adicionar (maymortari) e surtar comigo no Twitter (@MayMortari).

Anúncios

6 comentários em “NaNoWriMo – o que é isso, afinal?

  1. To tão tão TÃO curiosa para ler a sua história, Conhecendo sua capacidade imagino que vai sair algo muito bom disso. E eu como ando meio crua e nunca escrevi algo tão grande assim, escolhi ficar na minha zona de conforto mesmo. E todo mundo deveria participar disso independente se vai ou nao alcançar as 50 mil palavras.

    PS: aceito uma explicação do snowflake, fiquei perdida naquilo.

    1. Eu preciso começar a escrever porque ainda não consegui! Vou ver se pego um embalo a partir de amanhã e viro a louca no fds. Escreve YA vai ser legal. Só to meio receosa com o final que pensei.

      O Snowflake Method é complexo mesmo, mas eu me diverti usando ele. Vou tentar bolar um post sobre.

  2. Eu tava vendo todo mundo comentando desse negócio, mas nem tava dando a mínima. Só quero dizer que: estou te odiando muito por esse post porque acabei de fazer cadastro nessa bagaça só por causa dele. Só isso, sem mais.

    *já enlouquecendo*

  3. NANANANANANANANANOWRIMO FHJKDLÇS~DÇFLKGJHKGLÇF~DFÇLGKH. Estou frustradíssima em não poder participar, seríssimo, até minha mãe me perguntou por que eu não tava escrevendo, mas só em mencionar TCC já foi uma explicação e tanto pra ela. Mesmo assim, acho que ano que vem estaremos todas juntas nesse barco (aproveitando que eu CONSEGUI voltar a escrever).

    1. Eu só vou participar porque já entreguei o TCC, mas preciso começar logo! Estou enrolada com trabalho e querendo fazer mil coisas que não fiz por causa do TCC e aí acabei deixando ele de lado, mas vou ver se começo até o fds!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s