Livros

Livro: O Segredo da Plataforma 13 (resenha)

O segredo da plataforma 13

Título: O Segredo da Plataforma 13 (The Secret of Platform 13)
Autor: Eva Ibbotson
Editora: Rocco
Páginas: 157
Ano: 2002
Gênero: Fantasia / Infanto-juvenil

O gampi está aberto!

Feliz Dia das Crianças! Chega até a ser triste, mas este é o último post do especial de infância aqui no Chá de Prosa. Vocês gostaram de conhecer um pouco sobre os nossos livros e filmes favoritos de infância?

Para finalizar a série de posts, escolhi um livro que li há mais de 10 anos e que ficou meio esquecido na minha cabeça por um tempo até aparecer novamente pra mim alguns meses atrás e me deixar com muita saudade. Quero falar um pouco para vocês sobre Eva Ibbotson e seu muito querido “O segredo da plataforma 13”.

Escolher apenas um livro que eu amava quando era pequena foi uma missão difícil. Eu podia muito bem falar de Harry Potter, a série que marcou minha adolescência, mas para falar de Hogwarts eu preciso de um pouco mais de tempo e preparação. Prometo que um dia me arrisco. Acabei escolhendo “O segredo da plataforma 13” porque ele surgiu em um momento no qual eu descobria que magia era algo que podia fazer parte da vida de qualquer um de nós e que os livros mais legais são aqueles que nos trazem poucas ou nenhuma imagem e nos dão asas para criar nossas próprias.

Eva Ibbotson nos leva a conhecer um reino mágico e distante chamado A Ilha. Quem mora lá vive cercado de magia e coisas fantásticas dos mais diferentes tipos. E como chegar a esse reino maravilhoso? A cada 9 anos, se abre uma passagem debaixo da plataforma 13 da estação de trens Encruzilhada dos Reis, em Londres. Conhecida como gampi, essa porta liga o mundo comum e sem magia à maravilhosa ilha.

A história começa quando a rainha da Ilha tem um filho e, para cuidar dele, chama três babás trigêmeas muito experientes que nasceram no nosso mundo, mas já moram por lá há muitos e muitos anos. O gampi se abre e as irmãs levam o príncipe para ver as pessoas que chegam e partem através dessa porta mágica. Com saudade da infância vivida no mundo comum, as babás resolvem atravessar o gampi só por alguns minutinhos e levar o príncipe para passear um pouco, mas ele é roubado delas pela Sra. Trottle, uma mulher muito rica que queria um filho. Nove anos depois, é montada uma equipe de resgate de pessoas mágicas para cruzar o gampi e resgatar o príncipe.

O livro é recheado de personagens encantadores e alguns clichês de contos infantis, mas que não tornam a história menos cativante. Foi lançado pela Rocco em 2002 e eu me lembro perfeitamente da época em que li, no começo de 2003, quando tinha ido para Curitiba com minha mãe e duas amigas da orquestra em que eu tocava para um curso especial de férias. Lembro que nós três compramos o mesmo livro e combinávamos de ler os mesmos capítulos por dia para ficar conversando sobre a história depois – meu primeiro clube do livro, gente!

Narrado em terceira pessoa com linguagem voltada ao público infantil e cheio de pequenas lições e reflexões para o público mais jovem, “O segredo da plataforma 13” é um livro maravilhoso não só para crianças – relendo a história agora, percebo que me encantei o mesmo tanto ou talvez até mais do que quando li pela primeira vez.

Avaliação:
4,5 xícaras

E assim termina a nossa semana – que durou 10 dias, na verdade, mas que foi linda mesmo assim – especial da criança aqui no blog! E estamos muito curiosas para saber a opinião de vocês: curtiram? querem mais postagens temáticas? O que liam e assistiam quando eram pequeno

Obs: Eu queria muito ter tirado fotos do livro pra mostrar pra vocês, mas não consegui encontrá-lo nem em casa e nem na casa da minha mãe. Já vou comprar uma nova edição e atualizo o post com fotos assim que ela chegar.

 

Anúncios

4 comentários em “Livro: O Segredo da Plataforma 13 (resenha)

  1. Tenho problemas com coisas infantis, é dificil eu me interessar sei lá, acho que muito cedo eu larguei os livros infantis e virei esta página, hj dificilmente me interesso. Esse me parece diferente do que vemos por aí, não sei se chegarei a ler mas de qualquer forma gostei do post, adoro ler algo em que a pessoa tem uma ligação maior, é algo a mais do que o simples “gostei disso e fim”.

    1. Esse livro sempre foi muito querido pra mim. Só de ver a capa, já me sobe uma nostalgia demoníaca. Que bom que consegui passar essa sensação no post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s