Artes Visuais

Artes: Marc Simonetti

Fanart Diablo III Marc Simonetti

Quem? Marc Simonetti (artista e ilustrador)
O quê? Capista de obras como “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin, e “Dragões de Éter”, de Raphael Draccon.

 O encantamento místico de Marc Simonetti

 Se você já leu Guerra dos Tronos, da saga super best-seller de George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo, você provavelmente já teve contato com o trabalho de Marc Simonetti e talvez nem saiba.

Quando meus livros das Crônicas chegaram pelo correio – e até antes disso, quando namorava os títulos em livrarias, sites e estantes de amigas – as primeiras coisas que me chamaram atenção foram as belas ilustrações de capa. Na época, lembro que ficava enfileirando os livros no sofá pra acompanhar a mudança das cores e da natureza das imagens, já tentando esboçar na minha cabeça como seria a saga, qual seria o foco e a evolução de cada livro. Uma pira bem doida, mas boa, para a qual só uma boa capa ilustrada pode nos levar.

Esse episódio ficou um tanto quanto esquecido por alguns meses, até outro dia, quando me deparei com a mais nova edição da saga Dragões de Éter, do brasileiro Raphael Draccon, publicada pela LeYa e que teve lançamento oficial no dia 31 de agosto, na Bienal do Livro do RJ. Eu já tinha um interesse enorme em adquirir o box com a trilogia, mas quando vi as magníficas ilustrações da nova edição, agradeci muito por não ter comprado antes.

Marc Simonetti Dragões de Éter capa Raphael Draccon
Capas da nova edição de “Dragões de Éter”, com ilustrações de Marc Simonetti

A grande surpresa foi ver que os incríveis desenhos que ilustravam as capas da nova edição são assinados pelo artista francês Marc Simonetti, o mesmo que já havia me encantado com as capas das Crônicas de Gelo e Fogo.

O estilo de Simonetti é impecável, capaz de encantar – acredito – todos os fãs de literatura fantástica. Do uso das cores ao traço e à representação dos elementos místicos, o artista parece captar perfeitamente os universos que fãs do estilo imaginam quando em contato com os livros.

Separei algumas ilustrações de Marc Simonetti para compartilhar com vocês. O que acham? Quão importante é, para vocês, a preocupação com a capa em obras de literatura fantástica?

Marc Simonetti Sorceress of Darshiva
Ilustração de capa da edição francesa de “Sorceress of Darshiva”, de David Eddings
Marc Simonetti La mort et le bucheron
Ilustração “La mort et le Bucheron”
Marc Simonetti Lords and ladies Sir Terry Pratchett
Capa da edição francesa de “Lords and Ladies”, de Terry Pratchett
Marc Simonetti The house of Dust
“The House of Dust”, ilustração feita para o calendário oficial de 2013 das Crônicas de Gelo e Fogo
Marc Simonetti iron throne trono de ferro
Ilustração do “trono de ferro” para o livro “The World of Ice and Fire”, ainda não publicado

Para quem quiser ver mais trabalhos do artista, vale a pena conferir o portfólio virtual e também o perfil do cara no DeviantART.

Anúncios

4 comentários em “Artes: Marc Simonetti

  1. Que pessoa foda!!!! Realmente essas ilustrações acabam chamando tanta atenção que você se interessa pelo livro. Depois que tu ler estes me fala como são pra ver se eu coloco na fila do sus aqui :)

    1. Achei uma excelente sacada da Leya ter buscado o Marc para fazer as ilustrações de capa das edições brasileiras das Crônicas. Acho elas muito mais lindas do que as capas da original em inglês. E ter também utilizado as obras do artista – criadas para a edição mexicana da trilogia, se não me engano – para ilustrar essa nova edição de Dragões de Éter foi maravilhoso. Eu já queria comprar o box há meses, mas estava adiando. Quando vi esse box novo no Submarino, nada conseguiu me segurar.

      Isso sem contar nesses livros ilustrados pelas imagens que selecionei pro post. Já fui até pesquisar sobre eles, porque me interessei demais.

  2. Que coisa linda o trabalho desse cara! E por mais que pessoas digam que a capa do livro não é importante, ela faz toda diferença quando chama atenção desse jeito. Já tinha visto alguns outros trabalhos dele, mas não sabia que ele tinha feito também outras capas para livros além de As Crônicas de Gelo e Fogo. E as ilustrações que você postou também são lindíssimas, principalmente essa primeira! *-*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s